Aprendizado de Máquina ou Machine Learning tem como objetivo criar sistemas com caracteristicas de raciocínio humano. Por isso, se pensarmos pela vertente de que a computação é um instrumento de auxílio no trabalho humano, fica fácil compreender a importante função desse mesmo instrumento com traços de raciocínio humano vinculados a ele. Dado isso, há diversos exemplos de IAs que fazem parte da nossa vida ou pelo menos fizeram e, com elas, o poder tecnológico que temos disponível em nossas mãos sofreu um crescimento exponencial nesses últimos anos, graças ao big data e a capacidade absurda de processamento e armazenamento de dados por meio de hardwares potentes.
- Capturas de imagens faciais;
- Kinect do xbox;
- Algoritmo de inteligência artificial nos games para criar oponentes desafiadores;
- Carros Autônomos;
- Desenvolvimento de Robôs para diversas finalidades;
- Inteligência Artificial na área de saúde;
- Criação de sistemas de recomendações baseadas no gosto do usuário;
- Auxílio de vendas, coletando dados sobre gostos do usuário;
- Aplicações desenvolvidas pela NASA para exploração espacial;
- Detecção de pesquisa por voz ou digitação por voz;
- Óculos de realidade aumentada;
- Algoritmo de pesquisa do Google;
- Aprendizado de características humanoides, como a criatividade e expressão artística;
- Ajuda a previnir malwares;
- Ajuda na redução de roubo em eletricidade no Brasil;
- Processamento de Imagens;
- Detecta doenças em momentos iniciais em que poucos médicos poderiam fazer esse diagnóstico;
- Aumento de produtividade, pois tarefas extensas podem ser feitas em segundos com inteligência artificial;
- Serviços de atendimento ao cliente;
A origem dos estudos em inteligência artificial é antiga. Entretanto, na atualidade, vemos uma explosão de empresas que investem no desenvolvimento de IAs em suas tecnologias dado que, agora, os estudos estão mais aplicáveis em diversas áreas da nossa vida.
Outro fator que ajuda ao grande incentivo em uso de IAs nas indústrias de tecnologia é o barateamento e o desenvolvimento de tecnologias mais refinadas. Além disso, vivemos em uma era em que o crescimento em armazenamento de dados está em crescimento exponencial e, através da manipulação desses dados, podemos desenvolver IAs com mais segurança e facilidade.
Se pensarmos em como o uso da internet "explodiu" a partir dos anos 2000, com a popularização dos computadores pessoais, e até que estágio conseguimos avançar desde então, podemos fazer uma predição de que o cenário no desenvolvimento de novas tecnologia é promissor para as próximas decádas. Com isso, aplicações na área de inteligência artificial são peças chaves desse tabuleiro da globalização. Como diz Yuval Harari em seu livro "Homo Deus: uma breve história do amanhã" o poder estará nas mãos de quem detém profundos conhecimentos em manipular os fatores que moldam o mundo modernizado. Portanto, podemos entender que é importante para um profissional da tecnologia conhecer pelo menos o básico sobre Machine Learning.